Bem vindos ao blog. Aqui pretendemos estabelecer uma troca de conhecimentos, informações e saberes para que possamos nos atualizar, melhorar nossas práticas pedagógicas sendo parceiros na busca de melhoria em nossa área de atuação. "Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino" Freire
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Oficina de leitura e Produção de Texto
Algumas das dinâmicas e técnicas para produção de textos...Orientadora: Profª Maria da Conceição A. Carneiro ( ao meio da turma de bluza preta)

TELEFONE SEM FIO
Consiste em um curto texto que o professor fala ao ouvido do primeiro aluno do círculo; este se encarrega de contar ao ouvido do segundo e assim sucessivamente, até que todos estejam a par do fato. O último aluno deve narrar como a história chegou até ele e os colegas devem estabelecer comparações com o que ouviram. O professor deve escolher o tipo de texto adequado ao seu objetivo. Após os comentários, pode-se sugerir a proposta de produção: recontagem, relação com um fato semelhante, mudança de final...
TEXTO COLETIVO
O professor organiza grupos de quatro alunos, cada um deve iniciar um texto qualquer. Ao sinal do professor, os alunos devem trocar as folhas e o colega continua o texto que começou a escrever na folha que o colega lhe passou. O orientador deve dar alguns sinais para que os alunos troquem as folhas. O resultado é que os textos ficarão bastante engraçados e até ilógicos. Os alunos devem ler os textos em grupo e escolher um para apresentar à classe toda. Os alunos depois devem organizar os textos que iniciaram de forma coerente.
OBS: Essa dinâmica também pode ser feita com desenhos e no final o aluno verá se foi realmente o que imaginou do seu desenho.
TEXTO ILUSTRADO
Usando uma cartolina, revistas para recorte, cola e tesoura o aluno pode criar um belo texto ilustado. O professor divide a sala em grupos e dá a cada um o material q irão precisar e o tema para cada grupo. Eles colam as figuras de acordo ao tema e em seguida apresentam oralmente seu texto ilustrado...É muito gratificante a dinâmica e desenvolve a oralidade dos alunos.

