Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria". O tangram pode ser as portas abertas para uma cidadania melhor pois infuencia os jovens e adultos a entrar no mundo dos estudos pesquisas e etc...
OBS: Após fazer o estudo da origem do Tangram com os alunos do 9º ano, foram confeccionados em papel colorido para montagem de painel. Cada aluno montou o seu favorito após fazer pesquisa das formas. Também foi distribuido pedaços de emborrachado para que cada alunos tenham o seu quebra-cabeça e assim desenvolver o raciocínio nas aulas de matemática. ( a construção foi feita nas aulas de Arte, porém pode haver uma parceria com o professor de matemática ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário