Esse trabalho tem por finalidade mostrar que as manifestações culturais jamais podem ser esquecidas, elas são de fundamental importância na construção de situações de aprendizagem.O projeto foi trabalhado no período de cinco dias.
Público: Alunos da 2ª série do Ensino Fundamental
1º dia: *Trazer para sala de aula uma pessoa fantasiada de Emília para entrevistar os alunos e incentivá-los a participar do projeto. O QUE É FOLCLORE?
* Expor mural com personagens folcloricas.
* Brincando e aprendendo - cantigas de roda.
2º dia: * Trabalhar com a história do Bumba-meu-boi.
* Trabalhar com colagem de papel e tecido.
3º dia: *Confeccionar painel de comidas típicas...e apresentar algumas delas como: ( cocada, bejú, etc).
4º dia: *Trabalhar com pardendas e trava-língua
* Recitar parlendas.
* Remontar trava-língua, usando recortes de jornais e revistas.
5º dia: *Trabalhar com o jogo Caixinha folclorica; usando o que é?... o que é...
*Culminância: Apresentação do grupo de capoieira, mostrando a dança, a música, os instrumentos do folclore brasileiro.
