domingo, 12 de setembro de 2010

Identidade

Baseado no poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto.

Meu nome

Meu nome é Cíntia
não tenho outro de pia.
Como há muitas Cintias,
que é da cantoria.
Deram então de me chamar
Cíntia Rosinha:

Como minhas irmãs
também são rosinhas
fiquei sendo a professora Cíntia Rosinha
filha de Divo do posto, que é filho
de dona Bilia...

Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida.
Passo a ser a Cíntia Alves
estudante de Biologia.

Cíntia Rosa Alves Silva

Este poema foi parte da apresentação da aula de Psicologia sobre identidade.

Atividades de produção textual



Tempestade de ideias

O professor escreve no centro da lousa uma palavra chave Ex. criança. Os alunos devem sugerir palavras que vierem à tona quando ouvirem essa palavra. O professor deve anotar todas as palavras ditas no quadro. Assim que ele estiver completo, o professor pode solicitar a produção que pode ser uma narração, dissertação ou poesia.

Texto coletivo


O professor organiza grupos de quatro alunos, cada um deve iniciar um texto qualquer. A um sinal do professor, os alunos devem trocar as folhas e o colega continua o texto que começou a escrever na folha que o seu colega lhe passou. O professor deve dar alguns sinais para que os alunos troquem as folhas. O resultado é que os textos ficarão bastante engraçados e até ilógicos. Os alunos devem ler os textos em grupo e escolher um para apresentar à classe toda. Os alunos depois devem organizar os textos que iniciaram de forma coerente.

Poesia recortada


Para trabalhar com poesias, o professor pode dividir a sala em grupos e distribuir uma poesia recortada verso por verso para que os alunos possam reorganizá-la. Cada equipe organizará a poesia de uma forma, portanto é importante que os grupos comentem e pomprovem suas estruturações. Depois, o professor pode sugerir um assunto para elaboração de uma poesia em grupo.

Linguagens específicas

Os alunos deverão escrever três pequenos textos em primeira prosa, procurando responder à pergunta; Que país é este? Em cada um deles, o aluno vai assumir uma identidade diferente.
a. de um operário b. de um diretor de uma multinacional c. de um político corrupto.
Depois das leituras, os alunos e o professor devem comentá-los, estabelecendo comparações entre os diferentes níveis de linguagem.