terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pintadas – Sedia o X Encontro do Arte Pela Educação



Teve inicio na manhã de sexta-feira, 10 o encerramento dos trabalhos do Arte Pela Educação, lançado em 17 de outubro de 2009 o projeto foi Selecionado pelo Edital de Territórios Culturais, da Secretária de Cultura do Estado (Secult), o projeto envolve a formação de professores de 10 municípios que fazem parte do território. Desenvolvido pela Companhia de Artes Cênicas Rheluz, durante estes 13 meses percorreu as cidades participantes, e finaliza o trabalho em Pintadas. O X encontro do Arte Pela Educação Está sendo realizado na Escola Municipal Profª Zilda Dias da Silva na Cidade de Pintadas. Durante o sábado e domingo os educadores que participaram do projeto estarão ministrando oficinas. São eles:
Baixa Grande – Kelly, Surama e Adriano
Capela do Alto Alegre – Jacó
Nova Fátima – Adilane e Fernanda
Pé de serra – Elias Márcio, Clécio e Mª Quitéria
São José – Graziela
Quixabeira – Ismael
Várzea do Poço – Ciomária e Cintia
Gavião – Sinthia e Daiane
Mairi – Gerson e Silvana
Pintadas – Flávia, Ione, Cátia Siqueira e Renilsa.

Abertura do evento contou com autoridades envolvidas no desenvolvimento do projeto no território foram eles:

Valcyr Rios - Prefeito de Pintadas – Falou do público alvo do projeto que são os educadores, pessoas essenciais no desenvolvimento da formação, parabenizou aos trabalhos feitos pela SECULT através de seus programas e projetos, onde descentralizou da região metropolitana e pode aplicar no interior da Bahia através de territórios, falou dos Grupos de Trabalhos (GT) existente hoje no território. Falou de seu sonhos que é ver os mais de 280 habitantes envolvido em cultura.

Carlos Aberto – Secretário de Educação de Pintadas – Elegeu o momento como muito importante, “é uma satisfação em encerra os trabalhos do Arte Pela Educação, onde 10 municípios juntos mostra que estão alem de seus interesses pessoais, que estão buscando juntos, e assim passando informações uns para os outros”, Elogiou SECULT por estar sempre presente nas realizações do território.

Valberto – Vereador de Pintadas – Identificou a expressão de cada um em resgatar a cultura, ver um futuro contribuir para o avanço, hoje os investimentos são aplicado nos interior da Bahia e nem só nos grupos de Axé, elogiou ao Secretário Márcio por estar sempre presentes a realização no Território Bacia do Jacuipe.

Paula Luciana – Secretária de educação de Várzea do Poço– Falou da alegria em fazer parte do projeto Arte Pela Educação, depois de 13 meses pode ver a felicidade dos educadores em fazer, viu como desafio a realização da III etapa onde a arte na educação deverá ser aplicada nas salas de aulas, informou que município de Várzea do Poço está dedicado nas realizações deste trabalho (Educação contextualizada).

Rubens França – Articulador do Projeto Arte Pela Educação – Falou do surgimento o Arte Educação no território, viu por entender que a arte se dar através da formação desde a inicialização, falou das dificuldades no inicio para receber este projeto, pois alguns achavam grande para ser realizado no interior, e nesta batalha já estamos no 3ª ano.

Reginaldo Carvalho – Consultor o Projeto Arte Pela Educação – Falou como se deu a idéia de inserir a arte na educação, para ele o movimento da arte na educação traz transformação de realidade, seja na dança, arte, teatro e muito mais. Falou da importância do aplicar da arte na educação, nem só na época das páscoas, festa Junina ou dias de pais e mães.

Vandelson Gonçalves – Articulador de Cultura no Território – Falou dos desafios pedagógicos para construir o projeto Arte Pela Educação, falou da terceira etapa que garante mais 3 meses de movimento do projeto, a daí que vai seguir com a multiplicação da arte através de educadores, um desafio que cada educador deve assumir, para envolver cada um neste processo, deste o porteiro, merendeira, secretário, educadores, etc em cada unidade escolar, onde cada um assuma o seu papel.

Dr. Ney – Prefeito de Capela do Alto Alegre – Elogiou a SECULT, por ter dotado a metodologia do desenvolvimento territorial, sobre a disponibilidade dos equipamentos de cultura que estão nos municípios a exemplo, dos Pontos de Culturas, cinemas entre outras, onde todos da Bacia do Jacuipe podem se orgulhar dos recursos aplicados hoje na área de cultura.

Isaias Júnior – Articulador e Cultura no Território – Elogiou o trabalho feito pelo governo da Bahia, em nível de território, pois fica difícil retroceder, Segundo Isaias, outros territórios têm procurado para aplicar a metodologia realizada na Bacia do Jacuípe. Desejou ver a continuidade do Projeto Arte Pela Educação, podendo abrangi todas as 14 cidades do território, hoje 10 encararam.

Almir Lobo – Vice Prefeito de Pintadas – Mostrou alegria em fazer parte de um município que faz parte deste projeto, falou do projeto votado na câmara para incentivo a cultural municipal, o projeto que recebeu a primeira votação pela câmara Municipal, com o projeto vai ser criado o conselho municipal de educação.

Carlos Paiva - Superintendente de Promoção da SECULT – Parabenizou a prefeitura de Pintadas e o Poder Legislativo em participar das discussões no investimento no Plano de Cultura, informou que outros editais serão lançado na aplicação da arte na educação, elogiou forma de pensar pelo Governador Jaques Wagner, em pensar na Bahia como todo, podendo aplicar em pessoas, com isto pode fomentar o desenvolvimento, esperar que a última etapa do Arte Pela Educação, procure pensar e buscar nas suas potencialidade, “Investir na educação levará o Brasil a 5º Potência Mundial em 2020”.