domingo, 27 de novembro de 2011

Arte Pela Educação avança na Bacia do Jacuípe

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O pensar territorial exige que a cultura municipalista da competição burra e politiqueira venha ao chão. Não dá pra pensar identidade territorial e desenvolvimento sustentável prevalecendo ações isoladas e fora de um contexto que em verdade pertence e representa um coletivo mais amplo. É preciso dar as mãos e construir juntos a solução de problemas que são coletivos.
Neste princípio, o Rheluz, organização da sociedade civil da Bacia do Jacuípe com sede em Pintadas construiu e vem coordenando o Projeto Arte Pela Educação, qual, em linhas gerais propõe a inclusão da arte no processo de ensino aprendizagem nas escolas para os 14 municípios da Bacia do Jacuípe. O Projeto busca mostrar que a arte pode ser trabalhada de forma interdisciplinar, e assim tornar as aulas mais atrativas fazendo com que os alunos possam descobrir e mostrar suas habilidades.
O Arte Pela Educação tem três pilares: a articulação pedagógica – onde a direção e coordenação pedagógica das escolas assumem papel fundamental para a implementação da política na escola -, a gestão política da educação – onde a Prefeitura municipal e secretaria de educação assumem o compromisso com o projeto na educação escolar -, e a sensibilização do(a)s educadore(a)s.

Aproximadamente 1200 professores da Bacia do Jacuípe foram capacitados pelo Projeto. Porém, ficaram de fora o(a)s educadores e educadoras de Riachão do Jacuípe, Serra Preta e Várzea da Roça, os três municípios da Bacia do Jacuípe que não participaram do projeto.
Dentro destes pilares do Projeto, Vandelson Gonçalves, principal idealizador do projeto e militante orgânico da cultura na Bacia do Jacuípe, avalia que 4 municípios merecem destaque: Várzea do Poço, Pé de Serra, Baixa Grande e Nova Fátima. Os demais municípios que participam do Projeto falharam em alguma parte do tripé e estão em fase de superação para avançar na consolidação desta política pública tão importante para a formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Como resultado do Projeto foi realizado nesta quinta feira (24 de novembro de 2011) o I Festival de Arte do IESFA. As atividades tiveram inicio às 8hs com Cortejo Cultural saindo da Praça Principal com destino ao Colégio Piloto do Projeto. As fotos desta matéria são do Festival.

Com a animação das arte educadoras de Várzea do Poço Ciomária Alves e Cíntia Alves, o bumba meu boi, a mulinha e a banda de tambores do colégio junto aos coordenadore(a)s pedagógico(a)s, professore(a)s , gestão escolar e todo o alunado do turno matutino. O cortejo foi realizado nos três turnos de funcionamento da escola.

Chegando ao colégio os alunos começaram as apresentações de artes nas disciplinas e contagiaram a todos com seus talentos. Também estiveram presentes do consultor/orientador do projeto Vandelson Gonçalves, o prefeito da cidade o Paulo Ferreira, da primeira dama a Srª Sillian Simone, da secretária de educação Paula Luciana e da comunidade em geral. Além das apresentações do(a)s educando(a)s tivemos também as participações especiais de ex-aluno(a)s e artistas da terra que abrilhantaram ainda mais o festival.

A ausência de Riachão neste Projeto deixa evidente como um governo retrógrado prejudica o futuro de toda uma geração, e deixa seu povo alheio de dinâmicas sociais, culturais e econômicas fundamentais para seu verdadeiro desenvolvimento. Por isso, quando esse pessoal fala de universidade para Riachão nós nem devemos acreditar neles e manter a luta que de forma especial o ex vereador José Avelange sempre travou, pois para essa turma da política local, falar de universidade é só um discurso vazio para angariar simpatia e depois converter isso em voto.
Avante Arte pela Educação. Em breve Riachão encontrará vocês nesta busca pela emancipação humana e nosso(a)s professores(a)s e professoras, verdadeiro(a)s guerreiro(a)s da resistência irá dialogar com o projeto, aprendendo e ensinando aos demais professore(a)s da Bacia, pois hoje nosso(a)s educador(a)s estão operando milagre para assegurar a qualidade da nossa educação.
 
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