quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sambadores de Várzea do Poço

Tema Gerador: Religiosidade e manifestações culturais
Sub tema: Sambas e rezas
Objetivo específico: Levar os alunos a valorizar a nossa cultura através das manifestações culturais.

Biografia de alguns sambadores do município de Várzea do Poço - Bahia
Trabalho realizado pelos alunos da 8ª Série do turno matutino, do componente curricular Artes, ministrada pela arte educadora Cíntia Alves

O Samba contribuiu muito na formação cultural de Várzea do Poço. Vejamos agora as entrevistas feitas com alguns sambadores do município. 



Alexandre Lopes Oliveira, nasceu na fazenda Lameirinhos, no território da atual Várzea do Poço. Seus pais, o Sr. Isaias Lopes Guimarães e Dona Anisia Teodora de Oliveira tiveram nove filhos onde apenas dois ainda estão vivos, sendo um deles o Sr. Alexandre. Ele foi criado desde pequeno trabalhando com seus pais na lavoura e foi muito bem educado com princípios e caráter, ele se orgulha que até hoje nem ele, nem seus filhos e genros nunca passaram por uma delegacia.
A sua juventude foi marcada por muitas coisas boas. Ele entrou na vida do samba com cerca de Treze para quinze anos. O samba na vida dele representa uma forma de diversão muito grande, eles brincavam e zoavam muito. O Grupo de samba em que ele participava era formado por vários amigos, mas, hoje apenas Manoel Garimpeiro “Manezinho” e seu primo Ustiniano Carneiro da Silva estão vivos.
Hoje ele tem setenta e seis anos, 10 filhos, são eles seis mulheres e quatro homens. Veio Morar na Cidade de Várzea do Poço com 60 anos. Gosta de várias músicas do samba e gosta de cantá-las com seus filhos. Mesmo com seus setenta e seis anos até hoje ele gosta muito de sambar e ver as pessoas sambando.

Alunos - Alexsandro, Francisco, Gidelson, Igor, Paulo e Renilson.



Manoel Bispo dos Santos, mais conhecido como Nelson de Zeca. Sou filho de Zeca e dona Tinô. Tenho 67 anos de idade, casado e pai de 6 filhos.
O samba eu tenho como uma brincadeira, desde o tempo dos meus avós, passou para meus pais e eu continuo até hoje e enquanto eu aguentar e Deus me proporcionar vida e saúde, levarei essa brincadeira com meus amigos porque não sambo sozinho. É uma roda de amigos cada um com uma tarefa: tocar viola, pandeiro, palmas e canto do reisado, das chulas e dos batuques.


Alunas: Hanna, Luisa, Vanessa, Stefane, Joicy e Sabrina.



Manoel Pereira dos Santos, conhecido como Manel que corta cabelo. Nasceu em Miguel Calmon em 14 de agosto 1951. Com 60 anos de idade, 34 anos de casado com dona Magnólia com quem tem 4 filhos todos já casados.


Filho do Sr. Antônio Pereira, iniciou sua vida como sambador à 40 anos atrás, sempre observava seu pai que também é sambador. Manoel decidiu seguir a vida de sambador por tradição, gosta muito de cantar chula e batuque e seu instrumento é o violão. Seus companheiros de samba: Zezinho, Dado da Batateira e seu Lúcio todos com a mesma paixão pelo samba.


Segundo seu Manoel,  para tocar o batuque tem que ter um verso que rime, sempre que um acabar tem que passar para o outro, se perder a rima o batuque não fica bom.
" Eu vou continuar sambando e fazendo a alegria dos varzeanos."

Alunas: Andressa, Atanaela, Beatriz, Gessica e Tainá.


Marcos Santos Silva, conhecido também como Marquinhos Sambador, filho de Alzerita Santos e João Santana Silva. Nasceu em 13 de abril de 1946 Reside no povoado de Nova Esperança, município de Várzea do Poço.Casado com dona Rosa com quem tem 02 filhos. Começou a sambar aos 17 anos e hoje com 66 parou de sambar porque o grupo que sambava acabou. Quando sambava, tocava cavaquinho e hoje sente muita saudades e o único jeito é comprar DVD de samba pra aliviar a saudades.

Alunos:  Késio, Edelson, Wesley e Joatan

PINTADAS: A Páscoa na escola Angelino Cedraz

 
A escola Angelino transformou as aulas da Semana Santa 2012 em  momentos de reflexão sobre o consumo do chocolate na Semana Santa. A escola contou a história cristã de maneira dinâmica, utilizando vídeos que retratam o significado dos símbolos da páscoa, os professores conseguiram associar os conteúdos ao tema.
Foram trabalhado:
 DÍGRAFO,
CLASSIFICAÇÃO DOS MAMÍFEROS,
 ORIGEM DA VIDA,
ADIÇÃO,
 ARTE,
 CORES,
 enfim, assuntos do portfólio mês de março foram relembrados e outros forma inserido, contemplando planejamentos do mês de abril.

Veja agora, algumas atividades que fizerem parte da GINCANA SANTA da escola Angelino

1.    Quem faz o coelhinho mais lindo no rosto do colega (atividade voltada para os menores);

2.    Quem encontra os ovos escondidos pela gestão;
# Nesta atividade a coordenação distribui por algumas salas da escola formatos de ovo em EVA com as letras da palavra Páscoa, durante a atividade a mediadora da atividade Professora Elineuza (diretora da escola) dava pistas de onde encontras as letras.

A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA PÁSCOA ENCONTRA-SE NA SALA MAIS FRIA DA ESCOLA; (O aluno deve associar que a única sala que possui ar-condicionado é o laboratório de informatica);

Até formar a palavra Páscoa.


3.    Corrida maluca, correr como coelho tendo que levar o ovo da Páscoa pintado por eles até o destino;
4.    Brincadeira da colher;
5.    Problema matemático envolvendo ovos.
6.    Soletrando, revisando o assunto do portfólio passado, palavras que envolvam dígrafos;
7.    Torta na cara: Perguntas sobre a páscoa;
- Qual o significado do ovo da páscoa?
- Qual o significado da palavra PÁSCOA?
- Qual o significado do coelho na páscoa?
- O que se comemora na sexta-feira santa?
- Qual o significado do peixe na semana santa?
8.    Coelho na toca;
9.    Construir com massinha de modelar o Urutu de Tarsila do Amaral?
10.    O coelho pertence a família dos mamíferos?

Foi dessa forma prazerosa que comemoramos a ressureição de Cristo.

Pela manhã a equipe vencedora foi  CÉU AZUL composta pelo 1º ano B e pelo 4º ano A - Professoras Norma e Lúcia;
Pela tarde a equipe vencedora foi CHOCOLATE composta pelo 2º ano D e 2º ano E - Professoras Lília e Marlene;

Mas todas se divertiram para valer!!!!













A PÁSCOA NO CECALF

 A Escola Municipal Coronel Antonio Lopes, comemorou a páscoa nesta quarta feria dia 04/04, num clima de muita alegria e expectativa pelo tema que ia ser apresentado e pela ansiedade de receber o ovo de chocolate. A programação teve início ás 8h30min, com a participação dos funcionários da escola, os alunos e alguns pais. 
Foi realizada a Santa Ceia e o Lava pés, para ensinar as crianças o verdadeiro sentido da páscoa, levando eles para serem reflexivos, críticos e observadores.
A encenação dos doze discípulos ficou por conta dos alunos da escola e da Professora Maria Nazaré acompanhou-os nos ensaios e a Vice Diretora Edna Reis, que deu as boas vindas e apresentou um slide com o tema: “Um convite especial”; para mostrar aos presentes a maneira carinhosa que somos convidados pelo cordeiro que é cristo Jesus para participar de um grande banquete. Nestes slides foram apresentados vários tipos de convites aonde os alunos participavam da discussão dizendo qual tipo de convite estava sendo mostrado até chegar ao convite especial que convidava os discípulos para a ceia. Logo após houve o lava pés houve a distribuição do pão que simboliza a carne e o suco de uva que simboliza o sangue.

Após a apresentação todos foram pra sua sala foram distribuídos os ovos de chocolate.

Veja algumas fotos:



REDAÇÃO E FOTOS: EDNA REIS
PORTAL DO ALTO ALEGRE