quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TRABALHO COM MOSAICO


UM POUCO DA HISTÓRIA
Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas. Estes desenhos criados variam em formatos, cores e motivos. Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados. O nome mosaico vem do Latim musa , que também proporcionou os nomes, música e museu. Tal como a pintura e a escultura, o mosaico está entre as primeiras manifestações culturais do homem, conforme parecer de estudiosos e arqueólogos. No Brasil, o mosaico ganhou certa popularidade nas décadas de 40 e 50, mas somente na última década voltou com força total, sendo utilizado em formas abstratas e geométricas. Os primeiros mosaicos de que se tem notícia no Brasil, datam de 1800 e foram criados pela Imperatriz Tereza Cristina, mulher de Dom Pedro II.
OBJETIVO  
Valorizar o gosto estético, a habilidade motora, a destreza manual, a combinação das cores, disposição dos materiais dentro de um campo espacial e o aprendizado da técnica da colagem, observando a harmonia do todo. 
Desenvolver principalmente a inteligência lógica.
SUGESTÕES  DE ATIVIDADES

* O (A) professor (a) poderá pedir aos (as) alunos (as) que escolham um desenho e façam-no em uma folha de oficio, em seguida trabalhem com a técnica da colagem em mosaico, recortando EVA, na medida do possível. colando-os sobre o desenho para fazer o mosaico. Os (as) alunos (as) poderão usar as cores que acharem adequadas para seu trabalho.
(Deixando livre a escolha do desenho e das cores estaremos valorizando a escolha de cada um).
 MATERIAL UTILIZADO

 EVA colorido;
Tesoura sem ponta;
Cola;
Folha de oficio;
Lápis.
 
Obs: O (A) mediador (a) da aula poderá substituir materiais  como o papel picado pelas folhas de emborrachado.

Alguns dos resultados das turmas de 8º e 9º ano matutino do IESFA - Inst. Educ. São Francisco de Assis.
Sob a orientação da arte educadora - Cíntia Alves