quinta-feira, 25 de agosto de 2011

II Conferência Municipal de cultura de Várzea do Poço




Na última terça feira dia 23.08, no salão Paroquial na cidade de Várzea do Poço, foi realizada a II Conferência Municipal de Cultura na qual houve elaboração de propostas para enriquecimento da cultura, tanto em nível Municipal, Territorial, Estadual e Federal, o tema deste ano foi : “Planejar é preciso – Diretrizes para Consolidação do Sistemas de Cultura.
Além da Secretária de Cultura Ciomária Alves, estiveram presentes no evento o Prefeito Paulo José, Vandelson Gonçalves-Articulador territorial do GT de Cultura, Izaías Junior-Representante Territorial da Secretaria de Cultura do Estado, Paula Luciana Secretária de Educação, Cíntia Alves- Professora e mediadora e várias representações da área governamental e sociedade civil como:

*Área governamental

Prefeitura
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Secretaria da Educação
Secretaria de Saúde (ACS)
Secretaria de Assistência Social
CRAS
Conselho Tutelar
IESFA
EJA
Sindicato dos Trabalhadores
Liga Desportiva de Várzea do Poço
Centro Digital de Cidadania
Biblioteca Municipal

*Sociedade Civil

CMDCA
Associação Bom Samaritano
Rádio Beija Flor FM
Representantes de Blogs
Banda Sound Gheto
Grupo Artdança
Grupo Conexão da Dança
FTC
Várzea Filmes
ONG COMUHC
Artesãs
Cantores(as)/artistas















Fonte - www.culturavp.blogspot.com

Várzea do Poço realiza lançamento do Projeto “TODOS PODEM APRENDER” e do Projeto “BAÚ DE LEITURA”





 A prefeitura municipal de Várzea do Poço, visando honrar com o compromisso assumido através do Pacto pela Escola que garante dentre os 10 compromissos alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, realizou na última sexta-feira dia 19 de agosto o lançamento do PROJETO TODOS PODEM APRENDER, juntamente com o PROJETO BAÚ DE LEITURA,  trata-se de propostas de alfabetização e letramento que visam trabalhar a leitura de forma lúdica e prazerosa.
O evento contou com a presenças de gestores, educadores e educandos, além da representação do poder executivo municipal e das secretarias da administração e da cultura. O espaço foi organizado de forma muito aconchegante com tapetes, livros, brinquedos onde a criançada fez a festa com o espaço literário. Todas as atividades foram apresentadas de forma lúdica através de cordel, teatro, músicas, apresentação de palhaços e da animação de diversos personagens da literatura, dentre outras.
A história do Baú é contada olhando as várias negações de direitos, trata-se de um projeto centrado na oralidade, no cotidiano das pessoas, no mundo da fantasia, da imaginação, no desejo para mudar para melhor o mundo de milhares de crianças, adolescentes e de toda a comunidade  envolvida.
A proposta fortalecerá as ações de incentivo a leitura já desenvolvidas pelo município.


Fonte - Várzea Noticias