sábado, 26 de março de 2011

Técnicas de Desenho


• Desenhos de olhos fechados

Material - lápis preto, canetinha ou lápis de cera, papel branco.
Técnica- fazer livremente sobre o papel branco desenhos com o lápis que preferir, sem tirar-lo do papel, porém com os olhos fechados. Em seguida, procurar no emaranhado de linhas, formas conhecidas. Passar o lápis de cera nas formas descobertas.

• Lápis de cera em superfície áspera

Material – lápis preto, lápis de cera ou lápis de cor, papel branco, lixa grossa ou fina, moeda, folhas naturais etc.
Técnica- sobre a superfície do corpo (moeda, folha etc.), colocar o papel branco e, pressionando levemente, passar o lápis por toda a área desejada. Deve-se sempre usar o lápis em uma posição quase horizontal. Assim, registra-se a textura na superfície do papel.

• Desenho do pontilhismo

Material – papel branco, lápis de cor ou canetinha hidrográfica ponta fina.
Técnica- fazer um desenho pressionando levemente o lápis sobre o papel. Colorir o desenho com lápis de cor ou canetinha, fazendo pontinhos bem leves, dando um efeito de cores e tons especiais. Esta técnica requer muita paciência e observação.

• Desenho Raspado

Material – lápis de cera, prego.
Técnica – cobrir todo o papel com lápis de cera bem forte (1ª camada). Depois, cobrir com outra cor bem contraste usando lápis de cera (2ª camada). Em seguida, desenhar livremente raspando o papel com a ponta do prego.

• Raspagem

Material – papel branco, lápis de cera em várias cores ( principalmente preto), prego.
Técnica – inicialmente, manchar o papel com uma ou várias cores vivas com lápis de cera. Em seguida, cobrir todo o papel com lápis de cera preto. Raspar com um prego, fazendo o desenho que desejar. O colorido de fundo aparece sobre o preto raspado.

• Desenho Fantasma

Material- papel branco, vela, anilina, pincel.
Técnica – fazer um desenho com a vela sobre o papel branco. A seguir, pincelar todo o papel com anilina.

• Desenho com lixa

Material - lixas de espessuras diferentes ( grossa e fina), papel branco, lápis de cera de várias cores.
Técnica – Colocar o papel sobre a lixa, segurando com firmeza com uma das mãos, para fixá-la no lugar colocar um clips. Esfregar o lápis de cera deitado sobre a folha de papel. Depois, elas poderão criar trabalhos artísticos, recortando os papéis com as texturas feitas com as lixas.

• Desenho com algodão

Material – folha de papel oficio, lápis de cor ou de cera, estilete e algodão.
Técnica- Criar com lápis preto na folha um desenho, em seguida raspa com o estilete o lápis de cor e usa o algodão para pintar o trabalho.

• Lápis de cera derretido

Material – vela, lápis de cera, papel
Técnica – aquecer o lápis de cera na chama de uma vela. Assim que este começar a derreter, desenhar livremente sobre o papel ou até mesmo deixar os pingos da vela caírem sobre o papel, obtendo assim um desenho em relevo.

• Desenho com giz molhado

Material – papel, giz colorido, cola.
Técnica – molhar o giz em água misturada com um pouco de cola. Fazer o desenho espontâneo na folha de papel e deixar secar.

• Desenho coletivo

Material – lápis de cor ou canetinha, papel branco.
Técnica – Iniciar um desenho individual e em seguida trocar com o colega, o aluno que recebe o trabalho do outro fica responsável em continuar o trabalho e no final podem unir as folhas para mostrar o trabalho em grupo.