quarta-feira, 27 de abril de 2011

GT de Cultura realiza encontro em Gavião


Agentes culturais de 8 municípios do Território Bacia do Jacuípe se reuniram na última segunda-feira, 25 de abril e terça-feira 26 de abril, tendo em pauta à avaliação do andamento das articulações de Cultura nos municípios e no Território, Projeto Arte pela Educação e pela primeira vez foram convocadas as rádios comunitárias do território para discutir Estratégias de Mobilização da Rede de Comunicadores Comunitários. Enviaram representante a Rádio Comunitária Baixa Grande FM e Rádio Comunitária Mairi FM.
O Encontro iniciou com as avaliações no cumprimento de planejamento para 2010, quais foram alcançadas e quais as não alcançadas.
A segunda pauta foi à participação das radios comunitárias na cultura dentro do território, representando a Mairi FM, Afonço Carneiro, falou do encontro de rádios que será realizado em 20 de maio na cidade de Mairi, o encontro é organizado pelas rádios de Mairi e Baixa Grande, com participação do MOC e Abraço Sisal, serão convidadas todas as rádios do território e as cidades que se interessa em adquirir rádio, representantes culturais das cidades de Pé de Serra e Várzea do Poço criticaram a situação que se encontram as rádios comunitárias em suas cidades hoje, segundo eles não correspondem com as diretrizes determinadas pelo Ministério de Comunicação, em se tratando de rádio comunitária.
Foram discutidas as situações dos blogs e sites, Ediomário Catureba, representando o site www.baciadojacuipecom.br do crescimento de Blogs e sites nos últimos meses, falou do encontro que foi realizado em 27 de março e do próximo que será realizado 15 de maio na cidade de Mairi. Vandelson Gonçalves articulador cultural no território reconheceu a importância dos blogs e sites e incentivou que em união poderia ser criada uma Agência de Comunicação envolvendo rádios, blogs e sites no território, buscando a auto-sustentabilidade dos meios de comunicação.
No primeiro dia discutiram 4 pautas ficando as demais para a terça-feira.