quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Arte no IESFA: A Arte Educadora Cintia Alves realiza junto aos alunos do turno matutino do IESFA o Transformar da III Unidade do Componente Curricular Arte.

"Sinto-me realizada a cada dia com meus trabalhos junto aos meus alunos e agradecida aos que muito contribuem para tais realizações em especial a Ciomária (Diretora de cultura e Arte Educadora), Elizete Alves (Diretora do IESFA), Paula (Sec. de Educação), coordenadores pedagóAlves gicos, colegas de trabalho e equipe Rheluz.
 ESTAMOS COLHENDO OS FRUTOS DO PROJETO ARTE PELA EDUCAÇÃO"

"A música está em nossa vida antes mesmo de nascer, quando a mamãe começa alisando a barriga e cantando belas canções que marcaram de alguma maneira sua vida, depois que nascemos ela trata logo de comprar um brinquedo pra pendurar em nosso berço e tocar um belo som instrumental, ela canta quando nos dá de mamar, canta na hora do banho e na hora de dormir. Daí crescemos, vamos para escola e lá aprendemos diversas músicas como: Meu lanchinho, o circo pegou fogo, atirei o pau no gato etc. Continuamos nossa vida e sempre temos uma música que nos faz lembrar algo: momentos felizes, tristes, antigos amores, amigos, pessoas queridas que já se foram...   
            Enfim, a música está presente em nossa vida para sempre, idependente do rítmo. O importante é que saibamos respeitar o gosto musical e a criatividade de cada um."
Arte Educadora Cintia Alves
MÚSICA
    É uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.
           É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
         A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. A musica pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre gêneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.