quarta-feira, 27 de março de 2013

27 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DO TEATRO




TeatroHoje comemoramos o Dia 
Mundial do Teatro!
A palavra teatro vem do grego theaomai, 
que significa contemplar.
Quem não gosta de ir ao teatro e 
contemplar diferentes espetáculos, 
como as peças mais famosas de William Shakespeare?
O teatro vem desde 80.000 anos a.C. 
Isso mesmo! O teatro é uma arte muito antiga, marcada por rituais primitivos, danças e muitas histórias. 

Desde os primórdios o homem já sentia necessidade de representar, porém, foi na Grécia Antiga que surgiu o que chamamos hoje de teatro.
O palco é um lugar mágico onde os atores representam os mais diferentes personagens, em espetáculos que podem ter variados gêneros como a comédia, tragédia, musical e drama. 

Os musicais são peças que tem como ponto de atração, a música, o canto e a dança para o desenvolvimento da história. Se você nunca foi assistir a um musical, pode achar estranho a primeira vista, pois os personagens representam suas falas cantando. 
O teatro se diferencia muito da televisão e do cinema, pois no palco vemos variadas expressões e emoções sendo representadas ao vivo bem na nossa frente, sem ter a possibilidade de voltar e fazer novamente como na TV ou cinema. 

Neste caso, existem as famosas improvisações feitas pelos atores em cima do palco, onde eles improvisam o texto, no caso de esquecer alguma fala. 

VIVA O CIRCO!



27 DE MARÇO - DIA DO CIRCO

A magia do circo nos remete a algo incrível, nos fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas acrobacias dos malabares e na beleza das cores. 

Circo no Brasil

Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.

As manifestações artísticas eram de acordo com a aceitação do público, o que não agradava, não era mais mostrado naquela determinada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito, utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentos musicais, como o violão.