segunda-feira, 15 de abril de 2013

Graduandos de Biologia participam de seminário de PRIMEIROS SOCORROS




Nos últimos dias 11 e 12 de abril os graduandos de Biologia do PARFOR da UNEB Campus IV participam do Seminário sobre PRIMEIROS SOCORROS ministrado pela Enfª Gilvania.
Durante os dois dias de aulas teóricas e práticas os professores cursistas puderam aprender sobre como agir em cada situação dentre elas: Acidentes em rodovias, queimaduras, sufocamento, afogamento, desmaios e etc.


 Primeiros Socorros: São os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua vida ou a sua saúde, com o fim de manter as suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que receba assistência médica especializada.

 Socorrista: Atividade regulamentada pelo Ministério da Saúde, segundo a portaria n° 824 de 24 de junho de 1999. O socorrista possui um treinamento mais amplo e detalhado que uma pessoa prestadora de socorro.
 Urgência: Estado que necessita de encaminhamento rápido ao hospital. O tempo gasto entre o momento em que a vítima é encontrada e o seu encaminhamento deve ser o mais curto possível.
 Emergência: Estado grave, que necessita atendimento médico embora não seja necessariamente urgente.
 Acidente: Fato do qual resultam pessoas feridas e/ou mortas que necessitam de atendimento.
 Incidente: Fato ou evento desastroso do qual não resultam pessoas mortas ou feridas, mas que pode oferecer risco futuro.
 Sinal: É a informação obtida a partir da observação da vítima.


 Sintoma: É informação a partir de uma relato da vítima.