terça-feira, 17 de abril de 2012

ALERTA: DENGUE PREVINA-SE POIS ELA MATA

Várzea do Poço: PROJETO CRIATIVIDADE







Como parte de uma serie de projetos artisticos culturais que  a Secretaria Municipal da Cultura de Várzea do Poço desenvolve no município, iniciou nesta quarta 11 de abril, o 4º módulo do Projeto Criatividade com oficinas de ORIGAMI ". Com mais de 20 adolescentes cadastrados e 10 professores do municipio , a oficina de origami tem o principal objetivo de promover o processo criativo da construção de histórias, trabalhar o desenvolvimento intelectual e motor dos mesmos, trabalhar matemática, contentração, criatividade, comportamento ambiental e ludicidade.
Origami é a arte tradicional de dobrar papéis, transformando em figuras diversas, como flores, animais ou objetos decorativos, como caixas, envelopes, embalagens e outros, uma arte milenar japonesa nascida há quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-o com o entusiasmo e transformou numa arte. 

No Japão, nos dias de hoje, o Origami é bastante divulgado entre crianças, jovens e idosos, seguindo as tradições de séculos passados. Mas, esta muito longe de ser uma arte exclusiva dos japoneses, pois atualmente há adeptos em quase todo o mundo, e há inclusive origami tradicionais do ocidente. 
No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origami fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.
FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA DE VÁRZEA DO POÇO -BA
POR: CIOMÁRIA ALVES