quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Arte pela Educação

Nos dias 17 e 18 de setembro, aconteceu em Baixa Grande mais um encontro da Etapa de sensibilidade do projeto Arte pela Educação na Bacia do Jacuípe, onde gestores municipais, artistas da terra, agentes culturais, professores do município e comunidade, puderam conhecer a proposta do projeto, que visa à transformação do ensino de Arte. Esta proposta busca também o resgate da cultura local, dando aos artistas da terra a oportunidade de mostrar suas produções de arte e a participar da educação de crianças e jovens desse município.
No 1º dia, foi realizada uma mesa redonda entre o poder público, educadores da rede UNEB e coordenação que, por sua vez apresentou toda a estrutura do projeto. No turno vespertino, professores municipais e comunidade, participaram de um cortejo pelas ruas da cidade e assistiram a um espetáculo que envolvia varias linguagens artísticas. No segundo dia, foi realizada oficina temática na área de arte, que teria como público alvo, professores, diretores e secretárias, onde os mesmos puderam visualizar o trabalho dos Arte Educadores da Bacia do Jacuípe.
Durante os dois dias, de oficinas criou, no aprendiz o aperfeiçoamento que desenvolve a percepção, a imaginação, e a observação, onde Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminharem a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.

As atividades foram encerradas as 17h00min com apresentação das produções de oficinas, realizada durantes o período do encontro e a integração de todos, pois a felicidade tomou conta desse momento!





"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta".

Ciomária Alves e Cíntia Alves

Arte-Educadoras de Várzea do Poço

Nos dias 19 e 20 de outubro, Várzea do Poço terá a satisfação de sediar a caravana do Arte pela Educação, desde já estão todos convidados para vivenciar conosco essa grande emoção!