sábado, 7 de fevereiro de 2009

Socialização das Oficinas...

A gestão escolar e seus contextos

A pespectiva da pesquisa na escola

Modelagem em matemática


A linguagem em um contexto de mudanças



Oficina de leitura e Produção de Texto

Algumas das dinâmicas e técnicas para produção de textos...Orientadora: Profª Maria da Conceição A. Carneiro ( ao meio da turma de bluza preta)
Participantes da oficina: Silvio, Janaina, Neide, Cirene, Weslânia, Conceição, Cintia, Natielle, Sara, Dájna, Joana e Cleivonete.

TELEFONE SEM FIO

Consiste em um curto texto que o professor fala ao ouvido do primeiro aluno do círculo; este se encarrega de contar ao ouvido do segundo e assim sucessivamente, até que todos estejam a par do fato. O último aluno deve narrar como a história chegou até ele e os colegas devem estabelecer comparações com o que ouviram. O professor deve escolher o tipo de texto adequado ao seu objetivo. Após os comentários, pode-se sugerir a proposta de produção: recontagem, relação com um fato semelhante, mudança de final...

TEXTO COLETIVO

O professor organiza grupos de quatro alunos, cada um deve iniciar um texto qualquer. Ao sinal do professor, os alunos devem trocar as folhas e o colega continua o texto que começou a escrever na folha que o colega lhe passou. O orientador deve dar alguns sinais para que os alunos troquem as folhas. O resultado é que os textos ficarão bastante engraçados e até ilógicos. Os alunos devem ler os textos em grupo e escolher um para apresentar à classe toda. Os alunos depois devem organizar os textos que iniciaram de forma coerente.

OBS: Essa dinâmica também pode ser feita com desenhos e no final o aluno verá se foi realmente o que imaginou do seu desenho.

TEXTO ILUSTRADO

Usando uma cartolina, revistas para recorte, cola e tesoura o aluno pode criar um belo texto ilustado. O professor divide a sala em grupos e dá a cada um o material q irão precisar e o tema para cada grupo. Eles colam as figuras de acordo ao tema e em seguida apresentam oralmente seu texto ilustrado...É muito gratificante a dinâmica e desenvolve a oralidade dos alunos.


Existem muitas outras dinâmicas e técnicas que posso repassar para minhas amigas caso tenham interesse...