sábado, 5 de maio de 2012

Projeto PIBID realiza I Seminário de Leitura na Escola do Campo e lança Livro produzidos pelos alunos


Nos dias 27 e 28 de abril aconteceu na Escola Família Agrícola (EFA) no povoado de Jaboticaba (na cidade de Quixabeira-Ba), o Primeiro Seminário de Leitura do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).  O evento representou o fechamento do Projeto dentro da referida escola, na qual vinha recebendo as oficinas realizadas pelas alunas da UNEB-Universidade do Estado da Bahia (bolsistas do PIBID) há exatos dois anos. 

O Seminário contou com a participação de vários professores da UNEB que deram palestras
 e realizaram oficinas na área de leitura para os alunos da EFA. Além desses, 
se faziam presentes monitores, as bolsistas do projeto, supervisores, a direção da escola,
 funcionários e as coordenadoras (do PIBID) geral e de área Eliene Maria da Silva 
e Jane Adriana V. Pacheco Rios. Outra figura marcante foi a do padre Xavier, 
um dos fundadores da escola.
O evento teve como ponto marcante o lançamento do Memorial de Leitura dos alunos do campo que foi um livro especial no qual os alunos foram orientados pelas bolsistas, no decorrer das oficinas, a contarem suas vivências e relações com a leitura ao longo da vida.
A coordenadora Jane Adriana V. Pacheco Rios, aproveitou a ocasião para agradecer à toda escola pela acolhida do projeto e, além disso, entregar os certificados às alunas e supervisores do mesmo. 
Os alunos da EFA também receberam certificado pela participação nas oficinas e utilizaram o momento para homenagearem as meninas que se dedicaram à valorização e prática da leitura dentro da EFA: apresentaram cordéis, cantaram suas composições para as bolsistas e ainda encenaram a obra de Ariano Suassuna O auto da Compadecida.
A estudante da UNEB Jailma Sampaio que faz parte do PIBID enfatizou sua emoção ao ver a conclusão do projeto na EFA onde atuou por quase dois anos : “Foi uma experiência indescritível. Aprendi muito com os alunos e suas histórias, constituí laços de amizades que serão inesquecíveis, aprendi a ter mais respeito com a docência e tive o privilégio de desfrutar os sabores que é lecionar na escola do campo. Nada pode traduzir a satisfação de vermos nossos esforços dando frutos e tendo uma repercussão tão boa. Mesmo que os resultados da leitura não sejam imediatos, acredito que nesse evento todos puderam contemplar um pouco do trabalho que efetuamos com tanto carinho”.
Apesar do PIBID ter se concretizado na Escola Família Agrícola, o projeto continua firme e forte com novas ideias para a próxima  escola do campo onde passará a atuar. O nome da instituição que receberá as oficinas de leitura ainda está em sigilo, mas de antemão, as bolsistas já deixaram claro que estão preparadas para, independente do espaço,  valorizar a prática docente a partir dessa iniciação e promover o gosto dos alunos pela leitura de forma prazerosa e interessante.

REDAÇÃO: ANTUNES LIMA
COLABORAÇÃO: JAILMA SAMPAIO
PORTAL DO ALTO ALEGRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário